Revisão de literatura: odontologia preventiva em pacientes ortodônticos - como prevenir e tratar as lesões de mancha branca?

  • Lívia Pagotto Rodrigues
  • Fabiana Furtado Freitas
  • Bruna Raquel Zancopé
  • Pablo Guilherme Caldarelli
  • Antônio Carlos Pereira
  • Jaqueline Vilela Bulgarelli
Palavras-chave: Odontologia preventiva, Ortodontia, Desmineralização

Resumo

Os problemas de maloclusão são considerados como o terceiro maior problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde e a busca pela correção de desvios morfológicos da oclusão normal tem feito com que a procura por tratamento ortodôntico seja cada vez maior. Entretanto, um dos maiores problemas relacionados ao uso de dispositivos ortodônticos tem sido o desenvolvimento de lesões de mancha branca, que é considerada como a precursora da lesão de cárie cavitada e deve ser corretamente diagnosticada e prevenida. Assim, o presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a etiologia, o tratamento e a prevenção das lesões de mancha branca em pacientes ortodônticos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, realizado por meio de um levantamento em bases eletrônicas de domínio público. Concluiu-se que a colaboração do paciente e o uso de bochecho com solução de fluoreto de sódio a 0.05% torna-se uma associação terapêutica de sucesso, permitindo que o resultado final do tratamento seja satisfatório em termos funcionais, estéticos e de promoção da saúde bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
03-06-2020
Como Citar
Rodrigues, L. P., Freitas, F. F., Zancopé, B. R., Caldarelli, P. G., Pereira, A. C., & Bulgarelli, J. V. (2020). Revisão de literatura: odontologia preventiva em pacientes ortodônticos - como prevenir e tratar as lesões de mancha branca?. Journal of Multidisciplinary Dentistry, 10(1), 52-8. https://doi.org/10.46875/jmd.v10i1.34
Seção
Revisão de Literatura