Diretrizes para Autores


A revista JMD Journal of Multidisciplinary Dentistry, de periodicidade quadrimestral, destina-se à publicação de artigos originais de pesquisa aplicada, relatos de caso clínico e revisão de literatura na área de odontologia.

1 - Normas gerais



1.1 Os manuscritos enviados para publicação devem ser inéditos e redigidos em português, inglês ou espanhol, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico.
1.2 Critérios de arbitragem
1.2.1 Os manuscritos serão avaliados primeiramente quanto ao cumprimento das normas de publicação, sendo que no caso de inadequação não serão aceitos.
1.2.2 Os manuscritos aprovados na primeira análise serão submetidos à apreciação quanto ao mérito científico por dois membros do Comitê Editorial de instituições distintas a de origem do manuscrito, além do Editor-chefe e do Editor Científico.
1.2.2.1 Havendo necessidade de alterações, o manuscrito será encaminhado ao(s) autor(es) para as devidas providências.
1.2.3 Os nomes dos relatores permanecerão em sigilo e estes não terão ciência dos autores do manuscrito apreciado.
1.3 A revista JMD Journal of Multidisciplinary Dentistry reserva todos os direitos autorais do artigo publicado.
1.4 O material enviado, uma vez publicado o manuscrito, não será devolvido.
1.5 As informações contidas no manuscrito e a exatidão das referências são de responsabilidade do(s) autor(es).
1.6 Resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos devem ser acompanhados de cópia do parecer do Comitê de Ética da Instituição de Origem, ou outro órgão credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde. No último parágrafo do item Material e Métodos deverá constar uma clara afirmação do cumprimento dos princípios éticos da Declaração de Helsinki, além do atendimento a legislações específicas do país no qual a pesquisa foi realizada.
1.6.1 Nos experimentos com animais devem ser seguidos os guias dos conselhos nacionais de pesquisa sobre o uso e cuidado dos animais de laboratório e quando envolverem procedimentos cirúrgicos, em Material e Métodos, devem ser descritas as evidências de que a dosagem anestésica produziu efeito adequado e por tempo necessário para a condução do ato cirúrgico.
1.7 Juntamente com o manuscrito deverá ser entregue o Termo de Cessão de Direitos Autorais, assinado por todos os autores.
1.7.1 Modelo de Termo de Cessão de Direitos Autorais Os autores [nomes e sobrenomes completos, sem abreviaturas, dos autores] do manuscrito [título do manuscrito] submetem à apreciação da revista JMD Journal of Multidisciplinary Dentistry para nela ser publicado. Declaram concordar, por meio deste suficiente instrumento, que os direitos autorais referentes ao citado manuscrito tornam-se propriedade exclusiva da revista JMD Journal of Multidisciplinary Dentistry a partir da data de sua submissão, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza. Informam que o manuscrito é original e não contém dados falsificados, plagiados ou fraudulentos, não foi publicado anteriormente e não está sendo considerado para publicação em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaram, ainda, que o estudo cujos resultados estão relatados no manuscrito foi realizado observando-se as políticas vigentes, nas instituições às quais os autores estão vinculados, relativas ao uso de humanos, material derivado de humanos e animais. Entendem que se o manuscrito, ou parte dele, for considerado deficiente ou fraudulento, os autores assumirão a responsabilidade, eximindo a revista JMD Journal of Multidisciplinary Dentistry de quaisquer alegações, custos, honorários advocatícios, indenizações ou custos de licenças. Certificamos que não possuímos nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse em conexão com o manuscrito submetido. No caso de não aceitação do manuscrito para publicação, essa cessão de direitos autorais será automaticamente revogada.

[Local e data]

[Nomes] [Assinaturas]

2 - Categoria dos manuscritos



2.1 Pesquisa aplicada - apresenta resultados inéditos de uma pesquisa (Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão).
2.2 Relato de caso clínico – divulga experiências baseadas em estudo de casos peculiares e/ou novas técnicas (Introdução, Relato de Caso, Discussão e Conclusão).
2.3 Revisão de literatura – analisa e descreve as contribuições da literatura em uma determinada especialidade (Introdução, Revisão de Literatura, Discussão e Conclusão).
2.4 Texto dos elementos que compõem os manuscritos
2.4.1 Introdução – descrição da natureza do problema e seu significado, justificativa, objetivo(s) e hipótese(s) do manuscrito, citando somente referências pertinentes.
2.4.2 Material e Métodos – descrição detalhada do método, materiais e técnicas empregadas. Identificar os aparelhos e equipamentos empregados, indicando entre parênteses o nome, cidade, estado e país do fabricante. Identificar precisamente todas as drogas e substâncias químicas utilizadas, incluindo nome(s) genérico(s), dose(s) e via(s) de administração. Dar referências de métodos estabelecidos, incluindo métodos estatísticos. Descrever os métodos estatísticos com detalhe e definir os termos estatísticos, abreviações e símbolos. Especificar o software de computador usado. Os manuscritos de revisão de literatura deverão incluir uma descrição dos métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados.
2.4.3 Resultados – apresentação dos resultados de forma lógica e direta, sem interpretação subjetiva. Não repetir no texto dados apresentados em tabelas e figuras. Usar gráficos como uma alternativa às tabelas com muitas entradas. Dados estatísticos devem ser submetidos a análises apropriadas. Quando os dados são resumidos na seção Resultados, dê os resultados numéricos não apenas como seus derivados (por exemplo, percentagens), mas também como números absolutos, dos quais os derivados foram calculados e especificar os métodos estatísticos usados para analisá-los. Evitar o uso de termos técnicos em estatística, tais como "random" (que implica um mecanismo de aleatorização), "normal", "significativo", "correlações" e "amostra". Quando for cientificamente adequado, as análises dos dados por variáveis como idade e sexo devem ser incluídas.
2.4.4 Discussão – interpretação dos resultados, relacionando-os ao conhecimento já existente e aos obtidos em outros estudos relevantes, evitando-se hipóteses não fundamentadas nos resultados.
2.4.5 Conclusão – deve ser pertinente aos objetivos propostos e justificados nos resultados obtidos, evitando afirmações não qualificadas e conclusões não adequadamente corroboradas pelos dados. A hipótese do manuscrito deve ser respondida ou estabelecer novas hipóteses quando tal se justifique.

3 - Estrutura do manuscrito



3.1 Título – apresentado nos idiomas português ou espanhol e inglês, devendo ser conciso e conter somente informações necessárias para a identificação do conteúdo do manuscrito.
3.2 Autoria - nome(s) do(s) autor(es) por extenso, indicando uma única titulação e uma única filiação institucional, por extenso, por autor. Deverá ter indicação do endereço, e-mail e telefone do autor correspondente.
3.3 Resumo – apresentação concisa e sequencial, em parágrafo único de forma estruturada, ressaltando objetivos, métodos, resultados e conclusão. Deverá ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. Não deve conter citações e abreviaturas.
3.4 Abstract – resumo apresentado em língua inglesa obedecendo às mesmas características do resumo em português.
3.5 Palavras-chave – indicação de três termos de indexação, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS, disponível em: http://decs.bvs.br.
3.5.1 Exemplo: Implantes dentários. Osseointegração. Reabilitação bucal.
3.6 Key words – palavras-chave apresentadas em língua inglesa.
3.7 Desenvolvimento – apresentado de acordo com as categorias do manuscrito (item 2).
3.8 Agradecimentos – opcional, podem ser dirigidos a instituições ou pessoas que colaboraram efetivamente para a realização do manuscrito, em parágrafo não superior a três linhas.
3.9 Referências - o manuscrito deve conter apenas referências efetivamente citadas no texto, não ultrapassando a citação de 25 referências.
3.9.1 As referências devem ser ordenadas e numeradas na sequencia de citação no texto.
3.9.2 Não serão aceitas como referências manuscritos em processo de redação, monografias de conclusão de curso de graduação e especialização, dissertações, teses ou resumos apresentados em congressos. Devem ser evitadas referências a livros.
3.9.3 A exatidão das referências é de responsabilidade exclusiva dos autores.
3.9.4 As referências devem ser normalizadas conforme orientações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), na publicação Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, disponível em: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.
3.9.5 Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com o NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases, disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals.
3.9.6 Exemplos: Livro Machado WAS. Periodontia clínica. Rio de Janeiro: Medsi; 2003.

Capítulo de livro Belinfante L. Adjusting the jaw through surgery: new treatment for bad bites. In: Goldstein RE. Change your smile. 2nd ed. Chicago: Quintessence; 1988. p. 168-79.

Artigo de periódico Shahidi P, Jacobson Z, Dibart S, Pourati J, Nunn ME, Barouch K, et al. Efficacy of a new papilla generation technique in implant dentistry: a preliminary study. Int J Oral Maxillofac Implants. 2008;23(5):926-34.

4 - Citação



4.1 Citação - no texto indicar apenas o número da referência na forma sobrescrita, onde os números sequenciais devem ser separados por hífen e os aleatórios por vírgula. 4.2 Exemplos: Como bactérias ... superfícies de titânio3-4, um dos ... A realização... em situação limite5,7.

5 - Formatação



5.1 Texto - deve ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, margens de 3 cm, espaçamento entre linhas 1.5 cm, em folha tamanho A4.
5.2 Tabelas – devem ser inseridas no texto imediatamente após sua citação, centralizadas na página e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As tabelas devem ter as bordas laterais abertas e as legendas devem ser incluídas em sua parte superior.
5.3 Figuras – devem ser obrigatoriamente citadas no texto e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos.
5.3.1 Devem ser enviadas individualmente, em formato jpg ou tif, com no mínimo resolução de 300 dpi e 10 cm de largura.
5.3.2 Na apresentação de imagens e texto, deve se evitar o uso de iniciais, nome e número de registro de pacientes. O paciente não poderá ser identificado ou estar reconhecível em fotografias, a menos que expresse por escrito o seu consentimento, o qual deve acompanhar o manuscrito encaminhado.
5.3.3 As legendas devem estar localizadas ao final do manuscrito em forma de lista e precedidas da numeração correspondente.

6 - Submissão



Para submissão dos manuscritos, acesse o site www.jmdentistry.com